terça-feira, 26 de maio de 2009

PROFISSÃO: ROTARIANO

Você se sentiria em condições de dizer a alguém que sua profissão é “ROTARIANO?”
Bem, você poderia responder: mas, como? Eu sou um Rotariano, porém, minha atividade profissional é advocacia, engenharia, medicina, odontologia, comércio, indústria, agropecuária, etc.

Tudo bem... mas, você é um AUTÊNTICO ROTARIANO EM SUA ATIVIDADE PROFISSIONAL???

Você é um PROFISSIONAL (e) ROTARIANO ou um ROTARIANO (e) PROFISSIONAL?

Pode parecer que não faz nenhuma diferença. Mas faz!

Você coloca sua profissão acima das declarações e orientações de ROTARY INTERNATIONAL, ou vale-se das mesmos para praticar ações ROTÁRIAS em seu cotidiano profissional?

É por isso que ROTARY é tão importante no nosso dia-a-dia profissional, ele é o nosso CÓDIGO DE ÉTICA, é o nosso NORTE, é o nosso PRINCÍPIO e FIM...

Todo indivíduo, quando ingressa em ROTARY, se não assimila os princípios de ética profissional adotados pela organização, se não age como ROTARIANO nas suas atividades profissionais, acaba por se sentir ‘fora de sintonia’. Mais ou menos tempo ele vai entrando numa espécie de conflito de idéias e ideais, pois sua conduta nos negócios, na empresa, no consultório, no escritório, na lide agropecuária, comercial ou industrial - em nada condiz com a CARTILHA ROTÁRIA. E ele acaba se desligando...

Em nossa vida profissional (e também pessoal), como Rotarianos, devemos estar em constante harmonia com os preceitos e dogmas que ROTARY nos proporciona, seja com nossos clientes, colegas de profissão, funcionários ou amigos.

OUTUBRO, como todos sabemos, é o mês dedicado aos Serviços Profissionais, portanto, um ótimo período para incrementarmos as atividades da área, e também um excelente momento para analisarmos interiormente se continuamos cumprindo, praticando os lemas, princípios, códigos de ética e objetivos de ROTARY INTERNATIONAL, se os estivermos, realmente poderemos dizer ao nosso amigo, cliente, funcionário ou colega: minha profissão é (acima de tudo) ROTARIANO!


Artigo do Companheiro Geraldo Bertolucci Júnior
Rotary Club de Lavras/MG Distrito 4560"

Um comentário:

  1. Paulo Renato Frauzino Pereira2 de julho de 2009 às 20:35

    Parabenizo o Conselho Diretor 2008-09 na pessoa do Ex-Presidente Wellington Dias e desejo ao casal Presidente Leonardo e Gysele muita paz, sabedoria e sucesso. Conte com nossa ajuda para este ano rotário em que comemoraremos os 50 anos do RC Morrinhos.

    ResponderExcluir