quarta-feira, 13 de maio de 2009

INFORMAÇÃO ROTÁRIA

SÓCIO HONORÁRIO

O Título de Sócio Honorário de um Rotary Club é a mais alta distinção que um clube de Rotary pode conceder a uma pessoa, rotariana ou não, que tenha prestado serviços relevantes ao próprio clube.

O Manual de Procedimento do Rotary International especifica que o Sócio Honorário terá o direito de comparecer a todas as reuniões do clube e desfrutará de todos os demais privilégios inerentes à associação ao clube. Tem, também, o direito de visitar os clubes congêneres sem necessidade de convite.

O Sócio Honorário estará isento do pagamento da jóia de admissão, das quotas mensais e da exigência de freqüência, podendo ser eleito para mais de um clube rotário.

Por outro lado, ao Sócio Honorário é vedado o privilégio de propor candidatos em perspectiva para o quadro social do clube, o direito a voto e a detenção de qualquer cargo diretivo no clube.

Ao Conselho Diretor do Clube é aconselhada a realização de uma cuidadosa análise de mérito do sócio proposto com o objetivo de, não só valorizar o seu quadro de Sócios Honorários, como também permitir que os Sócios Honorários já pertencentes ao quadro social do clube se sintam privilegiados na companhia de mais um novo sócio. Cabe, também, ao Conselho a destituição do Sócio Honorário, de acordo com os critérios definidos.

Esses são os ditames legais para eleição e o exercício dos direitos de um Sócio Honorário.

Prosseguindo na exposição, o que se quer realçar, agora, são os sentimentos de regozijo que devem prevalecer no eleito, por se tornar Sócio Honorário de um clube de Rotary. São os compromissos que devem ser assumidos de continuar a prestar serviços ao clube. São o reconhecimento e a alegria de se ver aceito por um novo grupo, não pelo seu cargo ou por sua posição social, não pelo que possui, mas pelo que pode dar.

O Sócio Honorário não deve, simplesmente, recuperar suas faltas no clube que lhe concedeu tamanha honraria. Ele deve participar do clube, das suas reuniões plenárias, das suas reuniões de companheirismo; deve envolver-se com os companheiros, como se sócio representativo fosse, nos debates e nas questões de importância do clube, mesmo sabendo que não tem direito a voto.

Sendo sócio de um clube de Rotary e tendo já alguma experiência, deve aconselhar os companheiros nas mais diversas questões debatidas. É esse o comportamento que os próprios companheiros do clube querem sentir quando da presença do Sócio nos eventos do clube.

Nas reuniões distritais a que comparece, não se isola no aconchego dos companheiros do seu grupo, mas procura celebrar os acontecimentos, também, com aqueles companheiros que lhe distinguiram com o Título Honorífico.

O Sócio Honorário integra sua família com a família do seu novo clube. Valoriza os novos companheiros. Vivencia Rotary em sua essência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário