quarta-feira, 20 de maio de 2009

REFLEXÕES SOBRE O USO DO DISTINTIVO ROTÁRIO


O que está acontecendo com o Distintivo Rotário que pouco se vê na lapela do vestuário dos rotarianos? Claro que esse questionamento não é uma verdade absoluta.


Alguns poucos rotarianos ainda usam o distintivo com freqüência; outros somente nas reuniões plenárias; outros, ainda, não se esquecem de portá-lo nos eventos distritais ou em festas com a presença predominante de rotarianos. Há, entretanto, aqueles que nunca usam o Distintivo. Esses não incorporaram o espírito rotário.

Não é por falta de informação sobre a importância do uso do Distintivo que grande parte dos rotarianos não o conduzem. Aqueles que costumam usá-lo, conhecem o status que ele confere ao cidadão que o ostenta, a fácil comunicação que ele sugere ao ser identificado e a empatia imediata que flui entre duas pessoas que usam essa Insígnia Rotária.

O Distintivo Rotário carrega, em si, um aspecto intrínseco do qual emana uma luz a lembrar o significado do Rotary, o objetivo de servir, como a falar “estou à sua disposição”, ou “pode contar comigo”, ou ainda, “o que você necessita, companheiro?”. Difere de outros botons usados por outros cidadãos que mais das vezes os utilizam para mostrar o seu poder de influência, para impor e intimidar com a sua presença, para servir-se pelo fato de estar usando aquela identidade.

Assim como em outros importantes momentos do passado, o Ano do Centenário do Rotary International é uma ocasião singular para que o rotariano se mostre para o seu semelhante, e mostre o trabalho realizado em prol da Paz, da Amizade entre os povos, da defesa intransigente da Ética em todas as ações, da prestação de Serviços Humanitários e de sua relação com a Comunidade. Assim, o primeiro ato externo de adoção e expressão rotária, reside no uso contínuo do Distintivo.

Heleno Melo
Rotary Club Recife - Boa Vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário