quarta-feira, 3 de junho de 2009

A REUNIÃO ROTÁRIA

Sempre aprendemos com os nossos maiores que as reuniões Rotárias, para serem equilibradas, interessantes, produtivas, seguras e amenas, embora dinâmicas devem ser previamente planejadas, ativa e diretamente dirigidas pelo presidente. Ao iniciar a reunião o presidente deve ter em sua planilha, à sua frente, todo o esquema de reuniões, a relação dos que deverão usar a tribuna, o tempo determinado a cada um e a matéria de que vão tratar.


O bom senso, naturalmente, abre exceções. Há rotarianos que, ao chegarem à reunião, propõe-se a também usar a palavra. Para isto precisam solicitar, previamente ao presidente, licença para a pretendida comunicação. Este ajuizará equilibrada e soberanamente sobre a oportunidade, urgência e conteúdo da intervenção e, em caso afirmativo, a limitação de tempo a ser concedido. Dentro dessa sistemática, dois pontos têm sido sempre ortodoxamente desaconselhados pelo Rotary, a permissão da chamada “palavra livre” e a concessão da palavra a pessoas estranhas ao Rotary.

A “palavra livre” – repetem enfaticamente os mestres – é às vezes a porta aberta a dissabores e estremecimentos, que levam muitas vezes a crise e cisões. Na gênese dessas, em Rotary Clubs, quase sempre encontramos a manifestação de determinadas pessoas ao utilizar imprudentemente a Tribuna Rotária.

Quando acontecer de uma pessoa cordialmente convidada pelo rotariano para assistir a reunião alçar-se, porém, com iniciativa de solicitar a palavra, é sempre recomendável e prudente que o presidente delicadamente informe que “a agenda está completa” e que lamentavelmente não será possível.

As pessoas não rotarianas que receberem convite de um rotariano para assistir determinada reunião – o Rotary aconselha taxativamente esses convites – podem fazê-lo tão somente e exclusivamente nesta condição e para aquela reunião. Por isso, é totalmente esdrúxula e improcedente a frase, dita por Protocolo inconscientemente desavisado, mas sempre na boa fé de querer ser amistoso: “Desejamos que sempre que puder volte às nossas reuniões”. Ora esta frase simpática e cordial é sempre especificamente reservada para os rotarianos visitantes a outros Clubes, em suas Recuperações ou Visitas de Companheirismo. Para exclusivamente estes é que deve ser explicitamente endereçada e dirigida, mas nunca para as pessoas estranhas, “convidadas para assistir”. Para estas, a educada saudação protocolar deve ser de boas vindas, mas não podem encerrar um largo indiscriminado.

A Reunião Rotária é realizada fundamentalmente para rotarianos, pelos rotarianos e para oportunidades de Serviços Rotários. Não devem, a pretexto de liberação de normas, assumir aspecto de descompromissados almoços ou jantares liberais. È certo que as Reuniões de Rotary não são fechadas como as das sociedades secretas, nem também abertas como as de entidades meramente recreativas. Com certeza o Rotary está se liberando, mas o está sempre com a indispensável prudência.

COLABORAÇÃO DO RC LONDRINA
EGD. Elmon G. Dinelli – D 4760 95/96
Enviada pelo Comp. Nelson Araújo do RC Uberaba Leste
Transcrito do Jornal O TEMPO de BH – MG - 21/03/2005 Pag. A7 "

Retirado do site do Rotary E-Club - Distrito 4500

Nenhum comentário:

Postar um comentário