terça-feira, 16 de junho de 2009

LEMA DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI ATRAI A JUVENTUDE

À primeira vista, os 20 sócios do Rotary Club de Rushden Higham, em Northamptonshire, parecem diferentes de outros rotarianos da Inglaterra. Para começar, sua idade média é 32 anos e ainda por cima apenas quatro são homens. Entretanto, o mesmo espírito de serviço e companheirismo que move mais de 33.000 Rotary Clubs no mundo inteiro também está presente neste clube.

Três ex-sócios do Rotaract Club de Rushden -- Miranda Barley, Claire Mercer e Steve Wilkins -- tiveram a ideia de fundar um novo Rotary Club quando fizeram 30 anos e não se qualificavam mais para fazer parte do Rotaract. Eles pensaram em entrar para um dos Rotary Clubs existentes em sua região, mas viram que seus sócios eram na maior parte homens e mais velhos. Decidiram então que um novo clube com reuniões informais à noite e muitos projetos com oportunidades de serviços voluntários seria mais atraente. O novo clube foi patrocinado pelo Rotary Club de Rushden e contou com a ajuda de dois rotarianos deste último -- Jim Kearns e Mark Winfield.

"Homens e mulheres de idades diversas contribuem de forma diferente ao Rotary. Acho que em parte é isto que torna o movimento rotário tão interessante", reflete a nova presidente do clube, Miranda Barley.

Para recrutar mais sócios, os três amigos colocaram anúncios no jornal local e espalharam panfletos divulgando a noite de inauguração em abril de 2008. Ex-sócios dos Rotaract Club de Kettering e Northampton decidiram juntar-se aos jovens e convidaram amigos e colegas. Alguns meses depois, o pequeno grupo havia se transformado em um clube com 20 sócios que foi admitido ao Rotary International no início deste ano.

"Acho que temos um grupo de pessoas bem variado e interessante, gosto do aspecto social do clube", conta Barley. "Antes eu conhecia apenas quatro dos sócios. Com o clube, tenho mais 16 amigos."

Até agora o clube pintou a cerca de um parque infantil, recolheu lixo, colaborou com eventos comunitários e ajudou um abrigo local.

"Para mim o importante é colaborar através do Rotary com a comunidade em que vivemos", diz Barley. "No futuro gostaria de implementar projetos na nossa região para realmente melhorar a vida de seus habitantes, além de atrair mais sócios -- sejam eles homens ou mulheres -- e valorizar o perfil do nosso clube e do Rotary."

Nenhum comentário:

Postar um comentário