segunda-feira, 27 de abril de 2009

20 Razões para ser Rotariano

1. Amizade: Em um mundo cada vez mais complexo, o Rotary satisfaz a uma das necessidades mais básicas dos seres humanos: a de companheirismo. Esta é uma das duas razões pelas quais o Rotary foi fundado em 1905.

2. Contatos profissionais: Este foi o segundo motivo do surgimento do Rotary. Toda pessoa precisa de uma rede de contatos. O Rotary representa um corte transversal das profissões de uma comunidade, pois os rotarianos estão envolvidos em todos os ramos comerciais e profissionais, e ajudam-se uns aos outros.

3. Crescimento pessoal: O envolvimento com o Rotary favorece o crescimento pessoal na área de relações humanas.

4. Experiência em liderança: O Rotary é uma organização que congrega líderes e pessoas de sucesso. Servir em cargos rotários é sinônimo de maior experiência em liderança. A pessoa aprende como motivar, influenciar e liderar aqueles que já são líderes.

5. Atuação cívica na comunidade: A ligação com um Rotary Club torna seus sócios melhores cidadãos. Tipicamente, o Rotary Club congrega as pessoas mais atuantes de uma comunidade.

6. Informação atualizada: As reuniões semanais de um Rotary Club procuram manter os sócios atualizados sobre o que está acontecendo na comunidade, no país e no mundo. Discutem-se temas variados apresentados por palestrantes convidados.

7. Diversão: O Rotary também oferece diversão. Todas as reuniões semanais, projetos de clube e atividades sociais e o serviço são interessantes e divertidas. Além disso, prestar serviços também é divertido.

8. Oratória: Muitas pessoas que ingressam em nossa organização têm receio de falar em público. O Rotary permite excelente experiência em oratória, fortalecimento da autoconfiança e aproveitamento de oportunidades no campo da comunicação.

9. Cidadão do mundo: Todo rotariano usa um distintivo que diz Rotary International e é bem recebido e incentivado a participar das reuniões de mais de 31.000 clubes de 167 países e regiões geográficas. São poucos os lugares do mundo que não contam com um Rotary Club. No Rotary fazemos amigos na comunidade local e mundial.

10. Assistência durante viagens: Como existem Rotary Clubs em tantos lugares, com muita freqüência rotarianos que precisavam de médico, advogado, hotel, dentista, conselho, etc., durante alguma viagem conseguiram ajuda através do Rotary.

11. Entretenimento: Todo clube organiza reuniões e atividades de entretenimento, as quais são muito importantes para trazer diversão às nossas ocupadas vidas profissionais ou de negócios. No Rotary são organizadas conferências, convenções, assembléias e institutos que, além de informação, orientação e serviço rotário, também oferecem distração.

12. Melhoria das habilidades sociais: Todas as semanas, e em vários tipos de reuniões e eventos, o Rotary aperfeiçoa nossas personalidades e habilidades interpessoais, oferecendo ambiente ideal para pessoas que gostam de sociabilizar.

13. Programas familiares: O Rotary oferece um dos mais abrangentes programas de intercâmbio de jovens do mundo, patrocina clubes em escolas secundárias e universitárias para os futuros rotarianos, programas e associações de cônjuges, bem como grande variedade de atividades úteis que difundem valores fundamentais às famílias de rotarianos.

14. Conhecimentos profissionais: Espera-se que todo rotariano envolva-se com a melhoria de sua profissão ou ocupação, sirva em comissões de serviços profissionais e participe da divulgação de sua profissão entre os jovens. Os rotarianos procuram conseguir que todos sirvam sempre da melhor maneira através de nossas profissões, sejam elas no ramo da medicina, educação, etc.

15. Valores éticos: Os rotarianos aplicam em todas as suas atividades a Prova Quádrupla, a qual reflete seus padrões de ética. Espera-se que os sócios atuem eticamente em suas profissões e relacionamentos pessoais.

16. Conscientização cultural: Encontramos representadas no Rotary, mundialmente, quase todas as religiões, culturas, raças, nacionalidades e crenças políticas. Em nosso meio encontram-se os cidadãos de maior destaque dos mais variados campos do conhecimento humano. Os rotarianos entram em contato com outras culturas e anseiam por trabalhar e ajudar as pessoas de todos os lugares. Conseqüentemente, tornam-se melhores cidadãos em seus próprios países.

17. Prestígio: Os rotarianos são pessoas de prestígio - líderes de negócios, profissionais, artísticos, governamentais, esportivos, militares, religiosos e muitos outros. O Rotary é a associação de clubes dedicada à prestação de serviços mais antiga e prestigiosa do mundo. Em suas fileiras encontram-se executivos, diretores e profissionais de destaque, ou seja, pessoas de influência acostumadas a tomar decisões.

18. Pessoas agradáveis: Acima de tudo, os rotarianos são pessoas agradáveis. São indivíduos que crêem que o valor de cada um reside em ter bom coração e não no destaque pessoal.

19. Ausência de um credo oficial: Pelo fato do Rotary International não ter caráter político ou religioso, não possuímos nenhum credo oficial. Somos uma sociedade aberta, integrada por homens e mulheres que acreditam no valor da ajuda ao próximo.

20. Oportunidade para Servir: Rotary é formado por clubes dedicados à prestação de serviços. Seu interesse máximo é a humanidade, seu produto de maior valor é a dedicação ao servir.

Os melhores motivos para tornar-se rotariano são a oportunidade de ajudar nossos semelhantes e o bem-estar que resulta de nossas ações.

2 comentários:

  1. Excelente a iniciativa de se crir um Blog para os Rotarys Clubs, principalmente o de Morrinhos onde, orgulhosamente, eu faço parte.
    Parabéns!!!

    Paulo Tárcio Martins

    ResponderExcluir
  2. BIG BANG DIGITAL


    Ao longo da idade e da história da Terra, no meu modesto modo de entender, imensurável, sempre ocorreram grandes acontecimentos nas suas mais diversas eras: catástrofes das mais diversificadas magnitudes, tais como a destruição dos dinossauros, supostamente provocada pela queda de um grande meteorito; as duas grandes guerras com seu holocausto; as grandes endemias, epidemias e pandemias; e até o suposto dilúvio apregoado pela Bíblia Sagrada como castigo divino; o nascimento, vida e morte de Jesus Cristo, só para citar alguns.
    Todas estas ocorrências e tantas outras que não foram aqui destacadas, impuseram impactos devastadores ou de grande relevância para a humanidade, para o meio ambiente, fauna, flora e toda a cadeia que compõe nossa casa principal, tanto no campo das ciências quanto no campo religioso.
    Pois bem, baseado nestes acontecimentos e nos seus resultados provocados e, baseado também na minha dose de loucura ou maluquice (todos nós temos a nossa dose), cheguei à seguinte pergunta ou questão: E se houvesse, hoje, um Big Bang Digital? E se a internet, de repente, não funcionasse mais? E se todos os computadores, CDs, DVDs, Pen Drives e outras formas de armazenamento e transmissão de dados sofressem um “delete” inexplicável...?
    Alguém vai dizer em resposta: Isso é impossível!! O mundo está preparado para que isso não aconteça! Será? Será que o meteorito que destruiu os grandes répteis e outros animais era possível prever? Os vírus mutantes e as bactérias resistentes a tratamentos e medicamentos poderiam ser previsíveis? O grande atentado às torres gêmeas poderia ser previstos e prevenidos com antecedência? A grande crise hoje existente no mundo financeiro era previsível?
    Tenho as minhas dúvidas!
    É claro que estamos trabalhando no campo das hipóteses, mas a grande verdade é que é possível um grande “boom” na internet que venha a prejudicar, sobremaneira, a nossa vidinha aqui na Terra. É bom pensar nisto e arrumar uma “caixa preta” para guardar nossas informações que eu me arriscaria a dizer: Imprescindíveis e quase indispensáveis ao nosso século XXI.
    O caro leitor já prestou a devida atenção na velocidade que se estão construindo aparelhos eletrônicos, principalmente os de uso móvel? Hoje são o que há de mais moderno, amanhã são obsoletos e descartáveis (cuidado para não descartar os chips junto).
    Senhas então, existem para tudo. Sem senha não existimos mais...
    E por falar nisso, qual é a sua? Envie para o meu E-mail, criptografada ou para o meu celular em forma de torpedo.
    Volto a divagar: O que poderia acontecer se este Big Bang Digital ocorresse? No mínimo teríamos uma terceira guerra mundial de arcos e flechas. E se... Ah, deixa pra lá! Estou atrasado para checar os meus E-mails, ver se o meu saldo no banco mudou de vermelho para preto, se não tenho faze uma transferência, tenho que preencher a minha declaração do imposto de renda, renovar meu seguro, comprar uma bateria para o meu celular, checar extratos de cartões e conversar com meus filhos e netos via MSN, isto depois que eu passar um antivírus no meu notebook e torcer para que o Big Bang Digital não ocorra agora.
    Fuuuiii.

    Paulo Tárcio Martins
    Rotary Club de Morrinhos

    ResponderExcluir