sexta-feira, 10 de julho de 2009

JULHO - MÊS DA ALFABETIZAÇÃO

O mês de julho foi designado pelo Rotary como o da alfabetização.
Sendo o primeiro mês do ano rotário, a escolha está a indicar o destaque que Rotary devota a essa atividade e neste ano, o Presidente Carl-Wilhelm Stenhammar enfatiza para o Grupo de Apoio à Alfabetização, os seguintes objetivos:


 Comemorar o Mês da Alfabetização em julho e promover o Dia Internacional da Alfabetização em 8 de setembro
 Desenvolver cursos de alfabetização para adultos, especialmente mulheres
 Desenvolver cursos de alfabetização para crianças, inclusive aquelas com necessidades especiais, meninos de rua, cooperando com as autoridades educacionais locais, quando apropriado
 Desenvolver cursos de alfabetização para imigrantes e refugiados, facilitando inclusive o aprendizado de um segundo idioma
 Organizar e tomar parte em programas de mentores que enfatizem o treinamento vocacional, a leitura e a escrita, e ofereçam sugestões práticas relacionadas à vida diária
 Servir como recurso para as escolas comunitárias e prestar assistência quando necessário, como por exemplo, doando materiais ou oferecendo aconselhamento
 Oferecer oportunidades educacionais em áreas carentes, “adotando” uma escola, um orfanato, crianças de rua ou órfãos com Aids
 Contribuir ao estabelecimento de bibliotecas infantis, inclusive ambulantes, em escolas e comunidades
 Oferecer cursos de alfabetização e treinamento vocacional para prisioneiros como parte do processo de reabilitação
 Trabalhar com outras organizações relevantes em projetos de interesse comum
Tendo, também, instituído a partir de 1997-98 um programa de Alfabetização, o Rotary disponibiliza a estratégia Lighthouse adotando a metodologia “Encontros Concentrados de Linguagem” (Concentrated Language Encounter – CLE), que ensina as pessoas a ler, escrever e fazer seus próprios livros. As pessoas são estimuladas a entenderem sua herança cultural e são despertadas acerca da saúde, meio ambiente e dos aspectos considerados importantes no local de sua utilização.

A continuidade, vem oportunizando a implantação, multiplicação e acompanhamento da metodologia em vários países.

São quatro os tipos de projetos que podem ser desenvolvidos: A – Educação Formal; B- Educação de Adultos (com ênfase na mulher);C- Meninos de rua e D –Outras formas de educação (ensino à distância).

Como “alfabetização é mais que fazer ler e escrever, é acordar o indivíduo para a vida”, é fundamental que todos os clubes procurem desenvolver atividades de alfabetização podendo, para tanto, escolher, entre outros, um ou mais dos itens seguintes:

-obter informações a respeito do projeto Lighthouse – Iluminar;
-designar companheiros para serem responsáveis pelo projeto;
-participar de encontros promovidos sobre o projeto;
-levantar e difundir dados estatísticos de analfabetismo em suas respectivas comunidades;
-emparceirar-se com alguma instituição educacional (governamental ou privada)
que já tenha programas de alfabetização, auxiliando-a em seus esforços;
-encaminhar e inscrever em locais de alfabetização pessoas que desejam ser
alfabetizadas, acompanhá-las e assisti-las;
-adotar uma escola urbana ou rural, analisando seus programas e assistindo-a na
alfabetização de alunos;
-implantar turmas de alfabetização conforme critérios estabelecidos na metodologia
CLE e acompanhar o Projeto, para que o mesmo possa ser assumido pela
comunidade;
-desenvolver campanhas de obtenção de livros e materiais escolares, para entrega-
los a unidades escolares de poucos recursos;
-auxiliar na preparação de pessoas capacitadas ao aprendizado e difusão da
metodologia Lighthouse – CLE;
-inscrever companheiros e pessoas habilitadas nos Seminários de Treinamento
sobre o Lighthouse realizados pelo Distrito;
-desenvolver e participar de projetos de subsídio equivalente da Fundação
Rotária, emparceirando-se com clubes de outros países, para subsidiar projetos
significativos e viáveis de alfabetização;
-divulgar e explicitar, junto à comunidade e às autoridades educacionais, projetos
bem sucedidos de alfabetização e as vantagens do projeto Lighthouse;
-auxiliar em campanhas de alfabetização no território de seu clube.

O sucesso da alfabetização dependerá muito da motivação e do trabalho que clubes e companheiros realizarem. Restará sempre a satisfação de que na Alfabetização, estaremos exercitando o “Dar de si antes de pensar em si” iluminando os caminhos dos que forem alfabetizados.

Artigo do Companheiro
EGD Francisco Borsari Netto
Coordenador do Grupo de Apoio à Alfabetização 2005-06
RC Curitiba Guabirotuba –D4730"

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