quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

PAZ ATRAVÉS DO SERVIR, O LEMA DO RI PARA 2012-13



O presidente eleito do RI Sakuji Tanaka pedirá para que todos os rotarianos construam a Paz Através do Servir em 2012-13.

Tanaka revelou o lema durante a abertura da sessão plenária da Assembleia Internacional de 2012, um evento de treinamento para governadores de distrito do Rotary.

"Paz, independente de sua definição, é uma meta verdadeira e realista para o Rotary. A paz não é algo que pode ser alcançado apenas por tratados, governos ou atos heróicos. É algo que podemos encontrar e alcançar a cada dia e de maneiras muito simples."

"A paz tem diferentes significados para diferentes pessoas", disse Tanaka.

"Não há uma definição certa ou errada, dependendo de como usamos a palavra, aquele é o significado de paz para cada um de nós."

"E independente de como a usamos e de como a entendemos, o Rotary pode nos ajudar a alcançar a paz", adicionou.

Tanaka, um empresário da região metropolitana de Tóquio, contou como se tornar rotariano ampliou sua compreensão do mundo. Após se associar ao Rotary Club de Yashio em 1975, ele disse que começou a perceber que seu propósito na vida não era ganhar mais dinheiro e sim ser mais útil para outras pessoas.

"Percebi que, ajudando o próximo, mesmo de maneiras muito simples, eu poderia promover a paz", disse Tanaka.

Ele ressaltou que a tradição japonesa de colocar as necessidades da sociedade acima das individuais, ajudou a reconstruir seu país após o tsunami e terremoto em março.

"Esta é uma lição com a qual o mundo inteiro pode aprender de forma positiva. Quando enxergamos as necessidades dos outros como mais importantes do que as nossas, e quando concentramos nossas energias em um objetivo que beneficiará todos, tudo muda. Desde as nossas percepções, até a maneira de nos relacionarmos com o mundo e as nossas prioridades."

Tanaka pede para que em 2012-13, rotarianos concentrem a energia de seus clubes nas três prioridades do Plano Estratégico do RI. Ele também pede que promovam os três Fóruns Rotary pela Paz Global que serão realizados em Hiroshima, Berlim e Honolulu.

"No Rotary, nosso negócio não é obter lucro. Nosso negócio é alcançar a paz. Nossa recompensa não é dinheiro, e sim a felicidade e satisfação de ver um mundo melhor e mais pacífico, construído através de nossos próprios esforços."

Nenhum comentário:

Postar um comentário