quinta-feira, 17 de março de 2011

Março - Mes da Alfabetização no Rotary


O domínio das letras transforma a vida de uma pessoa. Saber ler e escrever, algo corriqueiro para muitos de nós e ao qual nem damos tanta importância, pode abrir as portas de um emprego, gerar fonte de renda estável e dar esperança de futuro melhor àqueles que lutam para sair do ciclo da pobreza. Com base nisto, há mais de duas décadas o Rotary tem promovido a alfabetização e a Fundação Rotária tem fornecido milhões de dólares para financiar projetos nesta área.

Março é o Mês da Alfabetização no Rotary, momento de analisar o que os clubes podem fazer para aumentar a taxa de alfabetização local e internacionalmente. Menos de 30% da população mundial sabe ler e escrever, sendo que a grande maioria de analfabetos é formada por mulheres e meninas, as quais, por sua vez, deixam de ensinar seus filhos a ler e escrever perpetuando, assim, este ciclo infame. Mesmo nos países ricos podemos encontrar escolas que não estão conseguindo ensinar o básico para os alunos, e há muitos adultos cujas habilidades de escrita e leitura não são suficientes para contribuir positivamente à sociedade.

O programa de Subsídios Humanitários da Fundação financia projetos mundo afora, ajudando muitas pessoas a obter as habilidades básicas necessárias e possibilitando a distribuição de livros, materiais escolares, computadores e equipamentos de uso escolar. Com o apoio da Fundação, há clubes recuperando escolas que enfrentam problemas de forma que possam prosperar e desenvolver programas pelo método CLE de ensino, o qual já provou sua eficácia na Tailândia e em muitos outros países.

Sabendo que alfabetização abre as portas de empregos e dá segurança econômica, usemos os recursos da Fundação para proporcionar algo tão essencial, que é a alfabetização.

Jonathan Majiyagbe
Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Rotária"

Nenhum comentário:

Postar um comentário