EVANSTON, Illinois, 15 de março /PRNewswire/ -- Embora as Nações Unidas tenham designado o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água, os Rotarianos do mundo todo estão atentos a essa questão 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O Rotary tem o compromisso de ajudar a alcançar a Meta de Desempenho do Milênio das Nações Unidas, que busca uma redução de 50% no número de pessoas com acesso insuficiente a água potável e saneamento, uma crise que ceifa mais de dois milhões de vidas anualmente, a maioria crianças. De
Em 22 de março, o Rotary participará de uma conferência sobre o Dia Mundial da Água em Washington, organizada conjuntamente pela National Geographic Society e a Water Advocates. Entre os palestrantes, estará a secretária de estado Hillary Clinton.
O Rotary é uma organização de serviços humanitários com 33.000 clubes em mais de 200 países, com um total de mais de 1,2 milhões de membros. A organização é especializada em personalizar projetos para atender às necessidades das comunidades. Os Rotarianos envolvidos nas questões de água e saneamento patrocinarão uma Reunião Mundial Sobre a Água em Montreal, no dia 19 de junho, um dia antes do Presidente do Rotary, John Kelly, iniciar a Convenção Internacional do Rotary de 2010. Desde que assumiu o cargo em julho de 2009, Kenny priorizou as questões de água e saneamento para os Rotary clubs.
Mais exemplos do envolvimento do Rotary com as questões de água e saneamento:
-- Três Rotary clubs em Colorado, Wyoming e Nebraska reuniram-se a um Rotary club da Guatemala para implementar um sistema de água em duas vilas rurais nas montanhas da região sudeste da Guatemala. Completado no final de 2009, o projeto agora fornece água para 85% dos moradores da área.
-- Na República Dominicana, Rotarianos de 120 clubes nos Estados Unidos, Canadá e no Caribe ajudaram a levar 19.000 filtros bioativos de areia para 300 comunidades, fornecendo água limpa para 100.000 pessoas. O uso dos filtros pode reduzir a incidência de diarréia pediátrica em até 45%.
-- Desde 2006, os Rotary clubs em Gana, Estados Unidos, Canadá e Suíça têm trabalhado com as organizações Ghana Health Services e Carter Center, esta última com sede nos EUA, para perfurar e instalar poços em mais de 75 vilas e cidades de Gana, reduzindo muito a incidência de doenças causadas pela água em todo o país.
FONTE Rotary International
15/03/2010
CONTATO: Wayne Hearn do Rotary International, +1-847-866-3386; wayne.hearn@rotary.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário