ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA BOLSISTAS ROTARY PELA PAZ
A Fundação Rotária convida todos os ROTARY CLUBs a submeter inscrições às Bolsas Rotary pela Paz de 2011-12. Os formulários de inscrição devem ser recebidos pela Fundação Rotária até 1º de julho de 2010.
Nesta época de incertezas, existe a necessidade cada vez maior de líderes internacionais preparados para promover colaboração e paz nacional e internacional e desenvolver projetos de serviços humanitários. Os desafios do século 21 exigem a intervenção de pessoas treinadas principalmente em áreas como diplomacia, mediação e resolução de conflitos. O programa de Bolsas Rotary pela Paz foi desenvolvido para atender a esta necessidade.
O Rotary está buscando profissionais não-rotarianos interessados em aumentar seu conhecimento em relações internacionais, administração pública, desenvolvimento sustentável, estudos de paz e resolução de conflitos ou áreas relacionadas. Todos os anos, até 100 Bolsas Rotary pela Paz (50 para mestrado e 50 para certificado de desenvolvimento profissional) são oferecidas competitivamente para estudo em seis prestigiados Centros Rotary espalhados pelo mundo.
Participantes do programa de mestrado têm acesso a:
· Dois anos de estudos de mestrado patrocinados pelo Rotary em um dos seis Centros Rotary.
· Treinamento sobre causas básicas de conflitos, teorias de relações internacionais e modelos eficazes de cooperação, resolução de conflitos e negociação.
· Crescente rede de contatos de ex-bolsistas trabalhando em órgãos federais, organizações não-governamentais e empresas privadas.
Candidatos que estiverem trabalhando em área relacionada a paz e resolução de conflitos podem optar pelo programa de certificado de desenvolvimento profissional na Chulalongkorn University em Bangcoc, Tailândia. Os dois programas requerem no mínimo diploma de bacharel em área relacionada, três anos de experiência profissional para o programa de mestrado e cinco para o certificado de desenvolvimento profissional.
Você pode ser um dos próximos Bolsistas Rotary pela Paz. Ex-participantes do programa de bolsas educacionais, Intercâmbio de Grupos de Estudos e Bolsas para Professores Universitários são excelentes candidatos a este programa. Trinta e um ex-beneficiários de bolsas educacionais e ex-membros de equipe de IGE já se tornaram Bolsistas Rotary pela Paz.
Por favor, divulgue estas informações a pessoas que podem ser bons candidatos e a empresas, universidades, organizações de prestação de serviços, instituições religiosas e grupos comunitários que possam sugerir nomes de pessoas interessadas. Mais informações e o formulário de inscrição podem ser encontrados em:
http://www.rotary.org/RIdocuments/pt_pdf/139pt.pdf
Os candidatos para as bolsas para 2011-12 devem entregar suas inscrições
Tipos de bolsa
Os aspirantes à bolsa podem escolher uma das duas opções a seguir:
Diploma de mestrado
Seis centros, sete universidades
Curso de
Cronogramas variam de acordo com a universidade
Limite de 10 novos bolsistas por centro a cada ano, até 60 bolsistas por ano
Estágio de dois a três meses durante as férias de verão
Formação de líderes do futuro
Certificado de aperfeiçoamento profissional
Um centro, uma universidade
Curso de 3 meses
Duas sessões por ano, janeiro a abril e junho a agosto
Até 25 novos bolsistas por sessão, até 50 bolsistas por ano
Duas a três semanas de estudo de campo incorporado no currículo
Aperfeiçoamento dos líderes de hoje
Os candidatos devem possuir:
- Forte compromisso com a paz e compreensão mundial, demonstrado por intermédio de conquistas acadêmicas, profissionais e pessoais, e de participação em atividades de prestação de serviços comunitários;
- Ter nível superior completo ou experiência profissional comprovada e bom desempenho acadêmico;
- Para o certificado de aperfeiçoamento profissional: mínimo de cinco anos de experiência em posição de responsabilidade (nível médio ou alto). Para o curso de mestrado: mínimo de três anos de experiência na área, seja em empregos remunerados ou não;
- Para o curso de mestrado: proficiência em um segundo idioma. Para o certificado de aperfeiçoamento profissional: proficiência em inglês;
- Excelente capacidade de liderança.
Bacharéis recém-formados não são geralmente considerados fortes candidatos às Bolsas Rotary pela Paz. Deficientes e rotaractianos são elegíveis e incentivados a se candidatar.
Pessoas que tiverem participado do programa de Bolsas Educacionais ou adquirido certificado de desenvolvimento profissional através do programa de Bolsas Rotary pela Paz na Chulalongkorn University em Bangcoc, Tailândia, devem esperar pelo menos três anos para candidatar-se a uma bolsa de mestrado.
Aqueles que tiverem participado do programa de mestrado do Centro Rotary pela Paz não são elegíveis para o programa de certificado de desenvolvimento profissional na Chulalongkorn University.
Os candidatos abaixo não são elegíveis ao diploma de mestrado, mas poderão excepcionalmente candidatar-se ao certificado de aperfeiçoamento profissional:
- Rotarianos, tanto sócios ativos como honorários;
- Empregado de clube, distrito ou de qualquer outra entidade rotária, ou do Rotary International;
- Cônjuge ou descendente direto (filho ou neto legítimo, natural ou adotado legalmente); cônjuge de descendente direto ou ascendente (pai ou avô por consanguinidade) de qualquer pessoa viva das categorias acima;
- Ex-rotarianos (e seus parentes acima mencionados) permanecem inelegíveis por 36 meses após seu desligamento da organização.
Processo de inscrição
O processo de inscrição e seleção ocorre em três etapas: clube, distrito e mundo. Não há limite para o número de candidatos que os clubes e distritos podem indicar à Fundação Rotária.
Clube
Os Rotary Clubs fazem a triagem inicial dos candidatos e submetem sua escolha ao distrito. Os prazos dos clubes variam dependendo do cronograma do distrito, podendo iniciar entre março e junho.
Distrito
Os distritos devem programar-se para apresentar os candidatos à Fundação Rotária até 1º de julho. Como os prazos de inscrição variam entre os clubes e distritos, entre em contato com o Rotary Club local para informar-se sobre os prazos em sua região.
Mundo
Os distritos submetem seus candidatos à Fundação até 1º de julho. A comissão de seleção é formada por rotarianos nomeados pelos curadores da Fundação e por representantes das universidades parceiras. A Fundação informará os candidatos e distritos sobre a seleção final
A EGD Aldair nos passa a sua palavra a respeito:
"Acho que temos muitos clubes, principalmente onde há universidades, que conseguirão candidatos. É um nivel altissimo, precisa proficiência em outra lingua além da nativa e outras requisitos estão no site onde o candidato irá procurar os dados.
A Universidade El Salvador, da Argentina pediu-me que tentasse aumentar os candidatos brasileiros. Já tiveram dois e que foram excelentes. Em outubro de 2009, quando estávamos particiapando da seleção não havia nenhum brasileiro. Praticamente todos os que a preferiram foram americanos e isto evita a diversidade de paises. É muito salutar ter uma grande diversidade. São 10 vagas por universidade"
E acrescenta Aldair:
"Temos as seguintes Universidades parceiras : Universidad Del Salvador,
Esta última, Universidade de Chulalongkorn é diferente. 'E um curso de 3 meses intitulado Estudos sobre Paz e Resolucao de Conflitos. Sao dois periodos, um em Janeiro, outro em Agosto
Quando abrir o site o candidato verá tudo isto. Para esta Universidade serão duas seleções. Os candidatos para Janeiro já serão selecionados em agosto de 2010.
Quanto a língua, a não ser os candidatos para Del Salvador, todos as outras exigem proficiência em inglês, cujos cursos são dados nesta língua, mesmo a do Japão."
Para mais informações, contate o rotariano acima ou acesse a página rotarypeacecenters@rotary.org
Muito obrigado!
Nelson Marra de Oliveira
Governador do Distrito 4770 do RI
Nenhum comentário:
Postar um comentário